terça-feira, 18 de agosto de 2015

Diário de um Viajante* - Uma vez na Rússia..

Catedral do Sangue Derramado, São Petersburgo
Catedral do Sangue Derramado 

Conquistei o mundo na Rússia!!! 

Sabe que quando cheguei em São Petersburgo não entendi muito bem que quase ninguém fala inglês e quão engraçado esse pensamento de quase ser obrigado a não saber um dos idiomas mais falados no mundo, por ser seu maior inimigo.


Frente da Catedral do Sangue Derramado, São Petersburgo
Frente da Catedral do Sangue Derramado

Mas o problema é estar lá e perceber que as letras parecem trigonometria em grego! 


Passeio pelo Canal Griboyedov, São Petersburgo
Passeio pelo conhecido Canal Griboyedov

Não tenho a mínima noção do que estava escrito naquelas tantas placas velhas - uma comunicação visual confusa. Quando peguei o ônibus pra ir até alguma entrada do metrô mais perto, pensei que aquelas pessoas sabiam que outras pessoas que viajam o muuundo, que chegam no porto, 'nem sempre', carregam com si rublos, fala sério! Afinal não é algo que se pensa todo dia>> 

"hummm, sabe quê? Acho vou até a Rússia!" 

Arte Russa, São Petersburgo
Arte Russa

A intenção de conhecer o lugar é tão incrivelmente louca e absurda, que o melhor a fazer é nem pensar, nem criar expectativas e simplesmente deixar acontecer. Bom, enfim aconteceu, dezzz! Pra começar descobri o quão importante era ter rublos na mão ou ao menos falar russo quando o motorista do ônibus tentou me mostrar o quão indignado ele estava por eu estar sem o dinheiro deles e nem falar russo; 'me parece', que ele gostou menos ainda quando eu tentei pagar com o quê? Ahhh, o 'primo' tão inesquecido e distante deles, ainda muito presente em suas vidas.. Dólares! 


Belo dia Catedral de Santo Isaac, São Petersburgo
Belo dia Catedral de Santo Isaac

Ele achou tão interessante que começou a me dar um sermão, claro, sobre o tão feliz que ele e a Madre Rússia estavam com aquela situação que só pôde me agradecer, basicamente, deixando eu ir embora do ônibus bruscamente dizendo cemtre, центр!; bom mais ou menos isso, metrô creio, pra ir ao centro, o que claro, só fui juntar beeeem depois dessa ótima boas vindas, Haaa. Mais interessante é que tinham outras pessoas ali na mesma posição que a minha e até um pouco mais complicada - eu sabia ao menos falar spasiba, thanks.

+ Fotos de São Petersburgo, Rússia + Pictures of Saint Petersburg, Russia
il Passagier 

Continu..

6 comentários:

  1. Adorei o texto, me senti como telespectador.

    ResponderExcluir
  2. Mas que beleza hein! Foi expulso do taxi pq ia pagar em dólares... da próxima vez fala pro cara visitar o Brasil e, quando pegar um táxi, dizer que é a favor do UBER !!! Aí sim ele vai ver o que é hostilidade, hehehe.
    Boa il Passagier, continue contando suas aventuras pelo mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo toque, até a próxima vou ter aprendido russo pra falar tudo isso pra ele; mas era buzón mesmo, táxi, imagina! Como pedir direção pro ser, haaaa

      Excluir
  3. Santa madre russa que um dia me espere... a Rússia não faz parte da UE? Rublos, rublos! Sua amiga perdida em uma ilha na Bahia bjo chiquito Saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Madre Rússia faz nada com a UE, o brasileiro pode entrar livre por acordo com eles, mas outros países da América do Sul por exemplo nem tem acordo, dai precisam de visto antecipado do contrário nem entra, haaa; e a moeda, sim, rublos, uns 40 pra 1 dólar ou mais, e preferem dólar a euro; o papel das notas deles é tão velho, suja, que quando vai trocar dólar no câmbio, eles pagam mais por notas mais novas, pode uma coisa dessas?!

      Excluir